Você deseja participar de uma licitação, mas não sabe por onde começar? O processo licitatório consiste em um procedimento administrativo obrigatório para a contratação de serviços e aquisição de produtos que, além de isonômico, antecede assinatura de contratos com a Administração Pública. 

Para participar do certame, é importante se atentar a alguns passos! Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

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O primeiro passo é entender o que são licitações públicas, para isso é importante ter um conhecimento mínimo  sobre as leis que regulamentam o processo, como a Lei 8.666/1993 que foi atualizada pela Lei 14.133/2021. Esta última passa a ser obrigatória em 2023. 

Outro passo importante é realizar treinamentos para que você e toda a sua equipe possam   entender os pormenores dos editais, cadastros nos órgãos e mais. 

É importante lembrar que, apesar do senso comum associar o procedimento apenas às compras públicas, na verdade ele engloba outras situações como as descritas pela Lei 14.133/2021: 

Depois de entender melhor os pormenores da legislação, se atente às modalidades de licitação. Conheça algumas delas: 

 5 passos para participar de uma licitação 

Após obter conhecimento básico acerca do tema, existem outros cinco passos que você e a sua empresa podem dar para entrar em um processo licitatório: 

1. Atenção ao edital 

O lançamento de um edital  dá início ao processo, dessa forma, esse é o documento mais importante de uma licitação. 

Nele você encontra todas as informações necessárias para que os licitantes possam participar do processo. 

As principais informações são: 

 2. Documentação 

Após analisar o edital e se desejar participar da disputa, deve-se reunir os documentos necessários para se cadastrar e participar da licitação. 

Esses documentos servem como um dispositivo de segurança para que o poder público possa garantir que participantes qualificados estejam no processo, além de diminuir a chance de fraude. 

3. Propostas 

Uma vez que a entidade licitante divulga o aviso da licitação e o período de propostas tem início. 

As fases podem variar bastante de acordo com a modalidade de licitação. Por exemplo; os pregões eletrônicos são feitos de forma anônima enquanto o Diálogo competitivo é a modalidade de licitação mais voltada para inovações tecnológicas, permitindo que exista uma troca entre os licitantes e o poder público nessa fase. 

Assim, a administração pública consegue identificar quais são as soluções mais adequadas para os problemas que o processo licitatório busca resolver. 

4. Classificação

Esse é o momento em que o poder público realiza a avaliação e classifica as propostas. 

Com as análises feitas, os vencedores do processo são divulgados e os participantes podem entrar com recurso, pedindo a revisão da licitação, caso julguem que ocorreu algum erro. 

 5. Contrato 

Por fim, com os vencedores divulgados e os processos de recurso vencidos, o contrato é assinado. 

Vale ressaltar que a formação sobre o tema é essencial para que os outros passos possam se dar sem nenhuma adversidade para a sua empresa. Para isso, conte com os treinamentos oferecidos pela Meta Licitações e tenha acesso a assessoria, cursos, materiais de apoio e muito mais. 

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