Para você que busca vender para o governo por meio de licitações públicas, é importante estar por dentro das regras de forma legal. As licitações passaram a ser regulamentadas pela Lei 14.133/21 de forma facultativa desde abril de 2021, porém, a partir de 2023, ela se tornará obrigatória para todos municípios e regulará todo o processo licitatório considerando os avanços tecnológicos e suprindo defasagens da lei antiga, de 1993.
Saiba mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura!
Como as licitações públicas funcionam
Buscando aperfeiçoar os procedimentos de gestão pública em todos os níveis e oferecer maior transparência em relação aos cofres do Estado, o processo licitatório fomenta a concorrência e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por empresas privadas.
Assim, obras, compras, alienações e serviços são contratados através das licitações públicas, que oferecem condições justas.
Tanto a Lei 8.666/93, quanto a Lei atualizada, proíbe o tratamento diferenciado entre empresas brasileiras e estrangeiras, por exemplo.
Para começar a vender para o governo, a sua empresa precisa entender as leis citadas acima e estudar bem o edital de licitação.
Vantagens de vender para o governo
As compras públicas possuem uma série de diferenças em relação às compras privadas, pois todo o processo é regulamentado por leis e precisam passar por etapas muito bem definidas para acontecer.
Essa burocracia, no entanto, se converte em segurança para sua empresa e por isso, investir nas licitações traz vantagens como:
- o governo é o maior comprador do país;
- o governo necessita comprar todos os tipos de produtos e serviços;
- as licitações são uma ótima possibilidade de alavancar as suas vendas;
- redução de custos com publicidade e propaganda para a sua empresa.
Dicas de como começar a investir em licitações públicas
As licitações públicas estão disponíveis para todos os segmentos e vender para o governo não é tão complicado quanto pode parecer.
Por isso, confira algumas dicas para começar:
1. Avalie a demanda do seu produto ou serviço e o preço pago por similares
É preciso avaliar a intenção ou necessidade de compra do seu produto ou serviço antes de investir o seu tempo. Para isso, busque editais antigos já publicados pelo governo federal ou do estado e municípios que você deseja oferecer o produto ou serviço.
Além disso, faça uma pesquisa para descobrir o valor médio que é pago pelo que você oferece. Assim, é possível elaborar um preço competitivo.
2. Capacite a sua equipe
Investir na capacitação do time de compras é muito importante, pois os procedimentos administrativos exigem o cumprimento de uma série de exigências.
Essa capacitação deve ter um foco nas leis que regulamentam o processo licitatório, além do edital específico que a sua empresa busca concorrer, assim o risco de perder algum processo pelo não cumprimento de alguma exigência diminui.
3. Esteja atento aos editais
É muito importante estar atento aos editais relacionados à sua área de atuação e nos estados e municípios que você pode atender.
Esses editais são publicados no Diário Oficial da União, do Estado ou dos municípios que você busca oferecer seu produto ou serviço. Além disso, também é possível buscar essas informações nos sites específicos de cada órgão público como a Caixa ou o Banco do Brasil, Comprasnet e outros milhares de portais e todas essas licitações estão disponíveis para os assinantes da Meta Licitações.
Aprofunde-se no assunto e prepare a sua empresa para vender para o governo recebendo um material exclusivo da Meta Licitações.