Para você que busca vender para o governo por meio de licitações públicas, é importante estar por dentro das regras de forma legal. As licitações passaram a ser regulamentadas pela Lei 14.133/21 de forma facultativa desde abril de 2021, porém, a partir de 2023, ela se tornará obrigatória para todos municípios  e regulará todo o processo licitatório considerando os avanços tecnológicos e suprindo defasagens da lei antiga, de 1993.  

Saiba mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura!

 Como as licitações públicas funcionam

Buscando aperfeiçoar os procedimentos de gestão pública em todos os níveis e oferecer maior transparência em relação aos cofres do Estado, o processo licitatório fomenta a concorrência e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por empresas privadas. 

Assim, obras, compras, alienações e serviços são contratados através das licitações públicas, que oferecem condições justas.

Tanto a Lei 8.666/93, quanto a Lei atualizada, proíbe o tratamento diferenciado entre empresas brasileiras e estrangeiras, por exemplo. 

Para começar a vender para o governo, a sua empresa precisa entender as leis citadas acima e estudar bem o edital de licitação.

Vantagens de vender para o governo 

As compras públicas possuem uma série de diferenças em relação às compras privadas, pois todo o processo é regulamentado por leis e precisam passar por etapas muito bem definidas para acontecer. 

Essa burocracia, no entanto, se converte em segurança para sua empresa e por isso, investir nas licitações traz vantagens como: 

 

Dicas de como começar a investir em licitações públicas 

As licitações públicas estão disponíveis para todos os segmentos e vender para o governo não é tão complicado quanto pode parecer. 

Por isso, confira algumas dicas para começar: 

1. Avalie a demanda do seu produto ou serviço e o preço pago por similares 

É preciso avaliar a intenção ou necessidade de compra do seu produto ou serviço antes de investir o seu tempo. Para isso, busque editais antigos já publicados pelo governo federal ou do estado e municípios que você deseja oferecer o produto ou serviço.

Além disso, faça uma pesquisa para descobrir o valor médio que é pago pelo que você oferece. Assim, é possível elaborar um preço competitivo. 

2. Capacite a sua equipe 

Investir na capacitação do time de compras é muito importante, pois os procedimentos administrativos exigem o cumprimento de uma série de exigências.

Essa capacitação deve ter um foco nas leis que regulamentam o processo licitatório, além do edital específico que a sua empresa busca concorrer, assim o risco de perder algum processo pelo não cumprimento de alguma exigência diminui. 

3. Esteja atento aos editais 

É muito importante estar atento aos editais relacionados à sua área de atuação e nos estados e municípios que você pode atender. 

Esses editais são publicados no Diário Oficial da União, do Estado ou dos municípios que você busca oferecer seu produto ou serviço. Além disso, também é possível buscar essas informações nos sites específicos de cada órgão público como a Caixa ou o Banco do Brasil, Comprasnet e outros milhares de portais e todas essas licitações estão disponíveis para os assinantes da Meta Licitações.

Aprofunde-se no assunto e prepare a sua empresa para vender para o governo recebendo um material exclusivo da Meta Licitações.

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