O impedimento de licitar e contratar é uma extensão da sanção administrativa prevista no artigo 87 da Lei 8.666/93. Com isso, a empresa que sofre a penalidade é vedada de participar de qualquer processo licitatório por até cinco anos.

Neste artigo, saiba como evitar ser penalizado e como a Meta Licitações pode te ajudar a ser um licitante de sucesso. Boa leitura. 

O que é impedimento de licitar? 

O impedimento de licitar surge quando a empresa licitante fralda, falha ou falta com algum documento ou fase durante todo o processo licitatório. 

De forma mais detalhada, essa penalidade aparece no artigo 7º da Lei do Pregão (10.520/02), quando é exposto que a empresa ficará impedida de licitar e contratar com qualquer esfera do poder público. 

Além disso, a empresa será descadastrada do Sistema de Cadastramento de Fornecedores (SICAF), pelo prazo de até cinco anos, além da possibilidade de ser adicionada multas previstas no edital e no contrato das demais ameaças legais impostas a ele. 

Outros fatores que fazem com que essa penalidade seja realidade é quando o licitante é convocado dentro do prazo de validade da sua proposta e: 

O que há na nova legislação sobre impedimento de licitar? 

A Lei nº 14.133/2021, no seu artigo 155, mostra que o licitante ou contratante será responsabilizado administrativamente pelas seguintes infrações: 

Evite sofrer sanções no processo licitatório com a Meta Licitações 

Para ser um licitante de sucesso e não sofrer sanções ao longo de qualquer etapa de um processo licitatório é importante que você tenha acesso a informação de qualidade. Para isso, a Meta Licitações torna o seu trabalho muito mais simples. 

A plataforma oferece cursos e treinamentos para você e a sua equipe não cometerem erros, além disso, oferece informativos diários e personalizados com oportunidades de todas as esferas do poder público, autarquias, empresas de economia mista e fundações. Faça um teste gratuito agora mesmo e tenha todo o apoio! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.